artaud caligari

fui ver ‘artaud caligari’, do ernani sanchez , e saí passado. que belo trabalho, que grande idéia. sanchez redesenhou ‘os cenci’, de antonin artaud (1), segundo a estética expressionista, e remete ao clássico ‘o gabinete do dr. caligari’, de robert wiene (2). sanchez usa legendas em lugar das falas dos atores, uma luz bruxuleante e sons do velho pink floyd para nos remeter a um mundo de delírio e crime, muito bem defendido pelo elenco. o espetáculo está nos satyros 2, aos sábados e domingos, no início da noite. não percam!

Escrito por Alberto Guzik às 10h17

(1) Antonin Artaud – Antoine Marie Joseph Artaud, conhecido como Antonin Artaud (Marselha, 4 de setembro de 1896 — Paris em 4 de março de 1948) foi um poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro francês de aspirações anarquistas. Ligado fortemente ao surrealismo, foi expulso do movimento por ser contrário a filiação ao partido comunista. Sua obra O Teatro e seu Duplo é um dos principais escritos sobre a arte do teatro no século XX, referência de grandes diretores como Peter Brook, Jerzy Grotowski e Eugenio Barba. Seus restos mortais se encontram no Cimetiere de Marseille, França.
(2) Robert Wiene (1873-1938). Diretor de cinema alemão. Seu trabalho mais famoso é este “ Gabinete do Dr. Caligari” ( 1920). Dirigiu mais de 40 filmes, entre curtas e longas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode se interessar